O caos gerado pela quantidade e variedade de informações divulgadas na rede é capaz de confundir qualquer internauta. A diversidade de conteúdos espalhados por inúmeros portais e sites especializados muitas vezes nos obriga a garimpar e a rastrear aquilo que realmente é de nosso interesse.
Para nos ajudar nesta árdua tarefa os leitores de RSS são excelentes alternativas. Pois permitem que o usuário selecione apenas os conteúdos que desejam ter acesso, reunindo em uma única página as informações pré filtradas pelos internautas.
O Google Reader e Feedreader são os leitores de RSS mais comuns. Ambos são gratuitos e de fácil acessibilidade, entretanto o Feedreader deve ser adquirido através de um download, enquanto o Google Reader pode ser acessado de qualquer computador, desde que o usuário tenha uma conta Google.
A interface do Google Reader segue a linha de outros aplicativos Google, isto evita um possível estranhamento do internauta. Estranhamento comum ao Feedreader, que possui muitas ferramentas diferentes e novas.
Passado o estranhamento é possível verificar algumas vantagens do Feedreader. Além de possuir uma interface mais limpa e de organizar melhor as notícias, ele não obriga o internauta a abrir uma nova janela para cada notícia lida. Isto agiliza ainda mais a propagação dos feeds.
Já o Google Reader permite que usuário compartilhe informações tornando a relação com o aplicativo mais dinâmica e interativa. O Feedreader sinaliza o tempo inteiro a atualização de novos feeds, o que para uns pode ser uma vantagem e para outros uma ferramenta incomoda.
Os dois aplicativos são excelentes ferramentas que dinamizam e facilitam o trabalho do profissional, seja ele jornalista ou não. Entretanto é necessário ressaltar que o bom profissional deve sempre interagir com a diversidade que a internet oferece. Diversidade que uma pré filtragem mal feita pelo usuário através destes aplicativos, pode ser comprometida.
oi, Pedro,
ResponderExcluirbom post, embora um pouco burocrático para um blog. A análise pessoal e o posicionamento ao final são esperados nesses espaços, certo?
Um abraço,